segunda-feira, 28 de maio de 2012

E ai, como vai a sua fonte?!?

        Oi caros leitores, tudo bem?
        É, realmente eu sumi, porém vou criar mais post para pagar o tempo ocioso que ficamos. Nesse post irei abordar um tema como alerta a vocês.        
        Primeiro uma pergunta, como vai a fonte do seu Computador/Notebook?
        Muitas pessoas já me procuram dizendo que o computador não ligava e que travava muito.


Fonte de 500W nominais.

        Pois bem, muitas das vezes foi a fonte que estava com problemas.
      Nos PCs é comum a queima de fontes de alimentação. E na maioria das vezes é lá que mora aquele ruído horrível que der repente aparece é fica durante o carregamento do sistema.
        Nem sempre é necessário a troca da fonte, ela pode ser reparada, mais dependendo do custo do reparo, é melhor comprar outra. Hoje em dia fontes são relativamente baratas. Claro que existem as mais caras, mais não são caras se olharmos pra utilização e beneficio.
       Você sabia que travamentos repentinos, desligamentos repentinos, queima de componentes e o não ligamento do computador podem ser problemas provenientes de fonte com defeito?



Fonte de 850W Reais.

       Pois bem, é isso mesmo, as fontes para PC podem ocasionar isso tudo e mais algumas coisas no seu computador.
        Peça sempre pra um técnico de confiança estar checando se sua fonte de alimentação esta com todas as saídas de energia com com as respectivas tenções corretas, fazer um teste de potência e checar o cooler da fonte (esse que com acumulo de sujeira gera um ruído forte com o tempo e pode parar, deixando a fonte chegar a alturas onde a queima é certa de ocorrer).

Checagem de Fonte Comum

        Quando for comprar um computador, verifique com o vendedor qual a “Potência Real” da fonte, e se o máximo consumo do seu computador (potência exigida por ele para trabalhar) não e próximo da potencia máxima da fonte. Pois vocês verão uma reportagem preocupante feita pelo fantástico, a respeito de um teste do INMETRO, que usou marcas importantes desse segmento, é preocupante:

Teste de Fontes de Alimentação.

     Pois é pessoal, a situação é preocupante. Temos as fontes mais baratas, com potência real girando entre 200/250W.
        Para você ter ideia da fonte ideal para o seu computador faça o seguinte teste, acesse esse site e preencha com exatidão as configurações do seu computador e faça o calculo:


          Só para vocês terem uma ideia eu fiz alguns cálculos para as seguintes configurações:
        Processador Dual Core E5300, 1 Pente de Memória RAM DDR2, Placa de vídeo integrada, HD sata, 1 drive de DVD – RW, Mouse e teclado USB, caixa de som USB, leitor de cartões e um cooler interno.
        O consumo mínimo calculado para essa configuração foi de 174W. Ou seja uma fonte de 250W REAIS é eficiente para esse computador, reparem, eu disse REAIS, pois tem muita fonte que vem escrito 500W, mais é nominal, é não real, essa fonte de 500W nominal equivale dizer 200/250W Reais.

Testes

          Agora um PC mais robusto:
        Processador Core I5-650, 3 pentes de memória DDR3, Placa de vídeo Nvidia GTX 550 Ti, HD sata de maior rpm, 1 drive de DVD – RW, 5 dispositivos no USB, Leitor de cartões, 2 Coolers internos de 120mm.
        O consumo mínimo calculado para essa configuração foi de 320W. Ou seja uma fonte de 500W REAIS é eficiente para esse computador, mais reparem que esse consumo é mínimo, recomendável uma de 550W.
       Pra vocês terem uma ideia eu tenho um PC que por esse site, tem um consumo mínimo de 400W, mas eu tenho uma fonte 700W reais, pois como jogo games no computador, trabalho com edição de vídeos é imagens, ai meus caros, tem que ser 700W Reais.
         No caso dos Notebooks, uma fonte também pode causar graves problemas no seu equipamento. Mau contatos e a não estabilização do voltagem são os mais gerais que ocorrem.

Fonte de Notebook

        Assim como no PC, também procure um tecnico responsavel e peça pra que ele teste a sua fonte, se você não sabe vai ficar sabendo, reposição de peças em notebook é bem mais caro que o PC convencional.
        Bem, agradeço a atenção de vocês, e no próximo post irei falar do vilão da lentidão: O Temível HD! Aguardem!!!