segunda-feira, 18 de março de 2013

Como prevenir vírus em Pen Drives.

Bom caros leitores, nesse post irei falar sobre os vírus de Pen Drives, perda de arquivos, proteção e como proceder com problemas em sua mídia removível.
Primeiramente, o que é um Pen Drive:
“Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades atuais de armazenamento são variadas, existindo flash drives com capacidade de até 256 Gigabytes. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada, sendo a mais comum a USB 2.0 e a mais recente a USB 3.0. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.” (fonte Wikipédia, link).
Hoje é difícil não ter um, particularmente tenho vários, rs. Ele veio para substituir os Disquetes. Menores e com maior capacidade, logo eles se espalharam. Com capacidades entre 128mb até 256gb (existem maiores, mais muito caros), são práticos e oferecem grande benefício em tê-los.
Existem três problemas principais com relação à Pen Drives, o primeiro são os vírus, segundo é a perda de dados e por ultimo mal manuseio.
Vou falar brevemente sobre cada um dos problemas mencionados acima.
Problemas devido a vírus: Pen Drives são ótimos meios de propagação de vírus, Malwares  worms e outros (mais informações). Um Pen Drive espetado em um computador com vírus tem grandes probabilidades de “contrair” esses vírus, a maioria é conhecida como vírus de boot. Um exemplo simples são as Universidades, devido ao uso publico nos computadores de bibliotecas e laboratórios de informática e mesmo a rede da instituição, são ótimos ambientes para esses vírus, ao colocar o Pen Drive no computador com vírus, automaticamente no autorun, ele é infectado. Isso pode acarretar em: Vírus em sua casa e outros lugares onde você espetar o Pen Drive, perda de arquivos, ocultação de arquivos e outros.
Problemas devido à perda de Dados: Devido à impregnação de vírus os dados podem vir a ser corrompidos, apagados e ocultados. A ocultação se deve a uma estratégia, o vírus oculta suas pastas e arquivos e criar replicas executáveis deles, na qual quando você clicar, ira abrir a pasta e instalar vírus no computador onde você estiver usando.
Problemas devido ao mau manuseio: Quando digo mal manuseio quero dizer cuidado mesmo. Usar seu Pen Drive em computadores que você sabe que esta infectado, remover o hardware sem antes remove-lo logicamente do computador, deixa o Pen Drive em qualquer lugar, usar em chaveiros, deixar perto de fontes magnéticas, deixar cair e etc.
Bem, nesse post irei ensinar como manusear corretamente e como prevenir vírus e perda de dados.
Primeiro baixe esses dois softwares, Ninja Pendisk (Download) e ProtegPen (Download). Em um computador sem infecções, faça copia de todos os seus arquivos para o computador e formate o Pen Drive no formato NFTS, só irá funcionar se o Pen estiver nesse formato. Remova o Pen Drive com segurança, descompacte o Ninja Pendisk e execute-o como administrador. Plugue o Pen novamente, o Ninja Pendisk é um programa que gera um arquivo dentro do seu Pen Drive, para evitar que vírus do tipo autorun e bootable possam infectar o Pen Drive. Agora descompacte o programa ProtegPen e execute-o em modo de administrador. Antes de executar o Programa, abra o Pen e crie uma pasta com o seu nome, ou crie pastas pré-definidas como Trabalho, Pessoais, Estudo e etc. A janela do programa abrirá em nela você seleciona a unidade do seu Pen Drive, depois disso clique no botão “Bloquear”. Pronto! Agora tente apagar as pastas que você criou ou tente cria alguma pasta o arquivo! O que nós fizemos aqui? Simples, nós bloqueamos a raiz do Pen Drive, para que não possa ser feita nenhuma alteração. Agora tente criar algo dentre de alguma pasta, veja que dentro da pasta é permitido tal função. Com isso matamos a probabilidade de infecções da maioria dos tipos de vírus mais comuns em Pen Drives!
Agora copie novamente seus arquivos organizando-os nas pastas que você criou.
Irei falar um pouco sobre a perda de arquivos e como manusear corretamente os pen drives em um novo post. Em breve!
Obrigado e deixe seu comentário se quiser!